O Centro de Estudos e Formação Parlamentar (CEFP) é uma Unidade do Secretariado Geral da Assembleia da República, que tem como escopo e atribuições, realizar formações, estudos e pesquisas de interesse parlamentar. Até a presente data, as actividades desencadeadas por esta unidade incidiam na componente formativa. Assim, pretendendo explorar e desenvolver a componente pesquisa e estudos parlamentares, organizou e desencadeou um curso sobre métodos e técnicas pedagógicas e pesquisa científica.
O curso em referência visava proporcionar um conjunto de técnicas psicopedagógicas e de pesquisas científicas, indispensáveis para o exercício da actividade de Formador e de Pesquisador, para responder os desafios e dinâmicas actuais do Parlamento no campo de elevação de capacidades técnicas de funcionários e deputados.
A actividade tinha como principal objectivo capacitar 17 funcionários parlamentares em técnicas de pesquisas científicas para a sua profissionalização no desenvolvimento de estudos parlamentares através de produção de policy briefs sobre indústria extractiva e de outras questões relevantes para o Parlamento, bem como em matérias psicopedagógicas para elevação de capacidades por meio de formações e treinamentos de deputados e funcionários.
A capacitação em alusão teve lugar de 02 a 06 de Julho de 2024, com uma duração de 82 horas, na Província de Maputo, e foi ministrada pela Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane. A mesma foi desencadeada no âmbito do Memorando de entendimento entre o Parlamento e o Instituto para a Democracia Multipartidária – IMD.
A materialização desta actividade logrou ao Parlamento efeitos positivos na medida em que contribuiu para a profissionalização dos funcionários parlamentares sobre técnicas e práticas pedagógicas, dotando-os de habilidades para conceber, planificar e ministrar acções de formação de adultos, e igualmente, aprimorou conhecimentos sobre metodologias de investigação, pesquisas e produção de policy briefs sobre indústria extractiva e outras questões relevantes para o Parlamento e domínio de técnicas e práticas psicopedagógicas.